Aplicativos de Orçamento Doméstico



Eu penso que o melhor aplicativo tecnológico criado para fazer um orçamento é um bloco de papel, lápis, borracha e uma calculadora simples.

E para quem não tem acesso á uma calculadora simples ( creiam, há muitas pessoas neste mundo que não têm),  basta saber as quatro operações, o velho e bom lápis e um bloco de papel.

É certo que os aplicativos e planilhas facilitam os cálculos e a visualização até com gráficos e percentuais.

Mas,,,, (sempre tem o "mas"...) , posso arriscar que, quando há uma novidade em aplicativos e planilhas, muitas pessoas baixam, navegam, clicam, anotam, e brincam, brincam....

Sim, brincam com a novidade até enjoar, pois, na correria do dia a dia, não para para digitar aquele café, ou a bala que comprou no semáforo, (ou farol como queiram) a coxinha  ,


pão de queijo ou um ou outro item "sem importância".

Ou até mesmo, quando vão ao mercado com um listinha básica de compra, ao chegar em casa, bate aquela preguiça de digitar no app, ou sentar para abrir a planilha no desktop e... e aí?

Enjoei do brinquedo. Será que tem outro mais prático? 

Prático todos se propõe a ser.

Mas a praticidade destes aplicativos e/ou planilhas não vão funcionar a menos que o usuário tenha a prática/hábito de anotar, bem antes destes recursos terem sido inventados.

Ah tá! sei, sei... os milenais! Esses nasceram com IA incluso em seus DNAs.

Mesmo esses, se não criar um hábito de anotar gastos, não desenvolverão hábito de digitá-los no mais recente e fabuloso app de controle orçamentário.

E ainda tem outro "mas"...

Quando se usa o lápis e papel, quem o faz, quer ir direto ao ponto, conta as notas na carteira ou  consulta o saldo, assim que chega em casa após compras ou no dia a dia. Ou seja, que saber quanto sobrou para usar em outras necessidades . O ir direto ao ponto é; tomada de decisões.

Usar um app ou planilha apenas para anotar não serve para nada a não ser que o que o usuário saiba ler os resultados para tomada de decisões sobre todo o contexto e trajetória/história do dinheiro que entrou e saiu.

E me parece que muitas pessoas ainda não aprendeu isso, que é o objetivo dessas ferramentas. Ou seja, facilitar a tomada de decisões e reflexões sobre o porquê de seu trabalho e o porquê de seus gastos.

Isso tem a ver com que objetivos você busca seu dinheiro e para que objetivos você o gasta.

Bem, se você já tem o hábito fazer anotações e controle no velho bloco de papel com seu velho e tecnológico lápis, aqui vão algumas sugestões de aplicativos de orçamento para usar em ser moderno celular:

Veja em: Canal Tech 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bracelete Fir Young